Em todo o território continental e nas regiões autónomas serão realizadas 510 atividades, muitas delas de acesso gratuito, dirigidas ao público de todas as idades.
Em Lisboa, vão decorrer passeios no rio, uma oficina de pinturas de embarcações típicas do Tejo, trabalhos de arte de marinheiro associados a estas embarcações e exposições, entre outras, na marina do Parque das Nações.
Gonçalo Couceiro, diretor do Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR), destacou a iniciativa que decorre em Vila do Conde, onde está prevista uma exposição intitulada “Um Mergulho na História”, que ilustra imagens da Ria de Aveiro e de um navio do século XV.
Em declarações à agência Lusa, o responsável refere que as comemorações do dia dedicado aos monumentos pretendem este ano levar à reflexão do público através de um tema “mais genérico, relacionado com o planeta, e que contém uma série de componentes patrimoniais”.
Rotas patrimoniais, itinerários culturais, espetáculos artísticos, palestras, conferências e debates, lançamentos de publicações, exibições de filmes, safaris e maratonas fotográficas são outras das atividades previstas para hoje, a maioria com acesso gratuito.
Saiba mais aqui.