Chama-se "Pão com História" e é uma padaria 'startup' portuguesa que ambiciona combater o abandono escolar com a criação de emprego. O projeto, já distinguido a nível europeu com 60 mil euros, é agora finalista de um concurso internacional.
Chama-se “Pão com História” e é uma padaria 'startup' portuguesa que ambiciona combater o abandono escolar com a criação de emprego. O projeto, que foi, recentemente, distinguido a nível europeu com 60 mil euros, é um dos cinco finalistas do concurso internacional “Citizenship Awards”, que assinala o 325.º aniversário do banco Barclays.
Depois de ter conquistado o prémio “People's Vote” (atribuído por votação do público) para a região da Europa no mesmo concurso, o projeto da associação Pressley Ridge Portugal – que apoia crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social – concorre agora ao galardão internacional do Barclays, no valor de 130 mil euros.
“Este projeto tem como principais objetivos a criação de mais de 30 postos de trabalho na padaria para recém-licenciados em pastelaria, bem como a criação de um Clube de Jovens no mesmo espaço, para promover o desenvolvimento de cerca de 25 crianças com idades entre os 8 e os 15 anos”, explica Kátia Almeida, da Pressley Ridge Portugal, em comunicado enviado ao Boas Notícias.
Para ser competitiva e sustentável, a padaria “Pão com História” vai trabalhar numa lógica 'gourmet low-cost' e deverá funcionar numa zona desfavorecida, associando, em simultâneo, a panificação e a criação de emprego à formação de jovens adultos e à promoção da educação dos mais novos.
Caso o projeto saia saia vitoroso, os responsáveis planeiam utilizar os 130 mil euros do prémio para arrancar com a padaria já este ano, pretendendo, também, adquirir “uma 'roulotte' que aumentará a visibilidade e os resultados do negócio” e criar “mais seis postos de trabalho para além dos 30 já previstos”.
A ideia, já eleita a melhor da Europa, foi nomeada para o concurso pelo BarclayCard Portugal, que está diretamente envolvido no projeto, e está, neste momento, a competir pelo título mundial com quatro outros projetos de cidadania.
“Consideramos que se trata de um programa inovador de investimento social, que quer ser um negócio sustentável com um impacto claro e imediato, podendo ser replicado noutras regiões ou mesmo noutros países”, afirma Sandra Di Moise, diretora executiva do Barclaycard Southern Europe, citada no mesmo comunicado, a propósito do projeto “Pão com História”.
A votação para o prémio mundial do People's Vote está aberta a todos e decorre 'online' até ao próximo dia 03 de Junho.
Clique AQUI para votar e conhecer os restantes projetos candidatos (em inglês).