Uma investigação levada a cabo pelo líder de serviços de música em 'streaming' - Spotify - concluiu que ouvir música no local de trabalho faz com que os colaboradores fiquem mais felizes, aumentando a moral e a criatividade no escritório.
Uma investigação levada a cabo pelo líder de serviços de música em 'streaming' – Spotify – concluiu que ouvir música no local de trabalho faz com que os colaboradores fiquem mais felizes, aumentando a moral e a criatividade no escritório.
Segundo o mesmo, mais de 60% dos inquiridos diz ouvir música no trabalho, com 36% dos mesmos a revelarem-se mais produtivos dessa forma. Anneli Haake, especialista em música no local de trabalho, foi quem coordenou o estudo, promovido entre os empregados de diferentes escritórios.
As conclusões apontam para um alívio do stress e melhoria da concentração no caso daqueles que ouvem música enquanto trabalham. Mais de um terço dos trabalhadores inquiridos encontra na música uma ajuda para os acompanhar ao longo do dia, enquanto um quinto dos mesmo diz ser uma boa maneira de se distrairem dos seus empregos aborrecidos.
Ainda assim, embora, para muitos, a música seja um fator determinante na melhoria da produtividade no trabalho, para alguns (16%) esta serve para abafar os colegas. Além disso, há trabalhadores a precisar de escolher as suas músicas cuidadosamente, tendo em conta que um em cada dez admite julgar os colegas pelos seus gostos musicais.
A investigação concluiu também que o género de música mais popular no local de trabalho é o Pop, com 34% dos inquiridos a apontá-lo como sendo género preferido, seguido do Rock, com 29% dos votos.
De acordo com o levantamento de dados do Spotify, Adele é a artista mais procurada pelos utilizadores para os acompanhar no trabalho (16%), seguida pelos Arctic Monkeys (14%) e pelos Mumford & Sons (13%).
Os resultados serviram ainda para Anneli Haake reunir um conjunto de conselhos sobre as melhores músicas para diferentes situações no trabalho. Por exemplo, para bloquear o ruído de fundo dos colegas, a especialista recomenda “uma música que use vários instrumentos, com um som constante e tempo para aumentar a concentração e bloqueas as distrações”.
Para motivar, as melhores escolhas passam por “algo que gostamos e nos faça feliz – algo ritmado”, enquanto que para concentrar a aposta deve ser “uma música que se conheça bem, para um nível menor de distração”.
Por último, quando o objetivo for levantar a moral, o truque é “ouvir a nossa música favorita três minutos antes do trabalho árduo, levantar da cadeira e dançar para ativar a circulação e aumentar o número de endorfinas, vitais para reduzir o stress”.
“Sabemos que ouvir a nossa própria música faz-nos mais felizes – e um trabalho mais feliz é como ter um trabalho mais produtivo”, conclui a investigadora.