Analisando o top 10 dos destinos internacionais escolhidos por quem parte de Portugal encontramos apenas cidades europeias, talvez devido à maior proximidade e acessibilidade dos preços dos bilhetes. Madrid, Paris e Londres lideram no número de voos, com 260, 250 e 180 partidas, respetivamente. O estudo da AirHelp também permite apurar quais os destinos com maior probabilidade de sofrer atrasos, tendo em conta a taxa de pontualidade (este parâmetro compreende o número de voos que chegaram ao destino antes ou dentro do horário previsto ou com um atraso inferior a 15 minutos).
Pela positiva, destacam-se Frankfurt e Genebra, com uma taxa de pontualidade de cerca de 90%. Por outro lado, Bruxelas apresenta a pior performance: cerca de 29% dos voos chegaram ao destino com atraso. Pela negativa, realce também para Londres (Gatwick) e Amesterdão (Schiphol), com 25% e 22% dos voos a chegarem com atraso.
AEROPORTO DE DESTINO | 8 A 17 DE ABRIL DE 2017 | |
NR. APROXIMADO DE VOOS | TAXA DE PONTUALIDADE | |
Madrid (Barajas) | 260 | 87% |
Paris (Orly) | 250 | 86% |
Londres (Gatwick) | 180 | 75% |
Frankfurt | 140 | 90% |
Genebra | 140 | 89% |
Barcelona (El Prat) | 130 | 86% |
Bruxelas | 130 | 71% |
Amesterdão (Schiphol) | 120 | 78% |
Zurique | 100 | 80% |
Londres (Heathrow) | 100 | 87% |
O melhor e o pior dia para viajar
Segundo os dados recolhidos pela AirHelp no período da Páscoa de 2017, a Sexta-feira Santa foi o melhor dia para viajar, pois 91% dos voos chegaram ao destino dentro do horário previsto. Por outro lado, a quarta-feira antes da Páscoa foi o dia mais propício a perturbações – cerca de 25% dos voos chegam ao destino com atraso.
O pior horário para viajar é ao princípio da tarde – cerca de 25% dos voos que partem entre as 12h00 e as 15h59 aterram fora de horas. Quem pretende mesmo chegar a horas ao destino, o melhor é marcar viagem com partida de manhã ou durante a noite. Os horários das 06h00/11h59 e 22h00/05h59 surgem no topo da pontualidade, com uma taxa de sucesso de cerca de 83%.
A AirHelp fundamenta esta análise numa base de dados própria, a maior do mundo, onde estão registadas todas as ocorrências em voos nos últimos anos. Esta base reúne informações de várias fontes fidedignas, o que permite à empresa ter acesso a um panorama preciso e em tempo real das perturbações ocorridas em todo o mundo, das circunstâncias que as provocaram e da probabilidade de novas ocorrências.
Perturbações em voos: estes são os direitos dos passageiros
Os passageiros afetados por atrasos, cancelamentos ou impedimentos de embarque podem ter direito a uma compensação financeira de até 600€ por pessoa em determinadas circunstâncias. Para tal, o aeroporto de partida deve estar dentro da UE ou a transportadora aérea estar sediada na UE e aterrar na UE. A compensação pode ser reivindicada num prazo de três anos após a perturbação.
Em caso de situações consideradas como «circunstâncias extraordinárias», como greves sem aviso prévio, tempestades ou emergências médicas, a companhia aérea está isenta da obrigação de compensar os passageiros.