A AirHelp, empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos e líder mundial na obtenção de compensações por perturbações em voos, analisou o período de 1 de julho a 10 de setembro de 2017 para perceber quais são os destinos de eleição e quais as probabilidades de surgirem imprevistos, para que quem vai de férias este verão saiba com o que pode contar.
Analisando o top 10 dos destinos internacionais escolhidos por quem parte de Portugal encontramos apenas cidades europeias, talvez devido à maior proximidade e acessibilidade dos preços dos bilhetes ou por serem utilizadas para voos de ligação. Madrid, Paris e Londres lideram no número de voos, com cerca de 1.900 (nos dois primeiros casos) e 1.600 partidas. O estudo da AirHelp também permite apurar quais os destinos com maior probabilidade de sofrerem atrasos, tendo em conta a taxa de pontualidade (este parâmetro compreende o número de voos que chegaram ao destino antes ou dentro do horário previsto ou com um atraso inferior a 15 minutos).
Pela positiva, destacam-se Amesterdão (Schiphol) e Frankfurt, com uma taxa de pontualidade de cerca de 79% e 77%, respetivamente. Por outro lado, Londres (Gatwick) apresenta a pior performance: cerca de 40% dos voos chegaram ao destino com atraso. Pela negativa, realce também para Bruxelas e Paris (Charles de Gaulle), com 38% e 35% dos voos a chegarem com atraso.
Pontualidade nos principais aeroportos portugueses
Na análise da AirHelp, destacam-se pela positiva os aeroportos de Faro e Porto, que apresentam uma pontualidade nas partidas de 83% e 74%, respetivamente. O aeroporto Humberto Delgado (Lisboa), que tem bastante mais partidas, apresenta a pior média: 39% das partidas chegam ao destino com atraso.
O melhor e o pior período para viajar
Segundo os dados recolhidos pela AirHelp no período de verão de 2017, as quartas-feiras são o melhor dia para viajar, pois 71% dos voos chegaram ao destino dentro do horário previsto. Por outro lado, as segundas-feiras são o dia mais propício a perturbações – cerca de 35% dos voos chegam ao destino com atraso.
O pior horário para viajar é ao princípio da tarde – cerca de 37% dos voos que partem entre as 12h00 e as 15h59 aterram fora de horas. Quem pretende mesmo chegar a horas ao destino, o melhor é marcar viagem com partida de manhã. O horário das 06h00/11h59 surge no topo da pontualidade, com uma taxa de sucesso de cerca de 75%.
A AirHelp fundamenta esta análise numa base de dados própria, a maior do mundo, onde estão registadas todas as ocorrências em voos nos últimos anos. Esta base reúne informações de várias fontes fidedignas, o que permite à empresa ter acesso a um panorama preciso e em tempo real das perturbações ocorridas em todo o mundo, das circunstâncias que as provocaram e da probabilidade de novas ocorrências.
Perturbações em voos: estes são os direitos dos passageiros
Os passageiros afetados por atrasos, cancelamentos ou impedimentos de embarque podem ter direito a uma compensação financeira de até 600€ por pessoa em determinadas circunstâncias. Para tal, o aeroporto de partida deve estar dentro da UE ou a transportadora aérea estar sediada na UE e aterrar na UE. A compensação pode ser reivindicada num prazo de três anos após a perturbação.
Em caso de situações consideradas como «circunstâncias extraordinárias», como tempestades ou emergências médicas, a companhia aérea está isenta da obrigação de compensar os passageiros.