O recém-eleito presidente da OET, Augusto Ferreira Guedes, deu o anúncio que está publicado no site do organismo. “Apoiar os melhores alunos do ensino secundário é uma prioridade para estimular os jovens a prosseguir estudos”, refere a nota.
Cada aluno vai receber um prémio de mérito de 500 euros, valor que deveria ter sido dado pelo Ministério da Educação e da Ciência mas que foi cancelado dias antes das cerimónias de entrega nas escolas.
A seleção dos alunos que vão receber o dinheiro foi feita pela Associação Nacional de Dirigentes Escolares, informa a Lusa. Manuel Pereira, presidente da associação, explicou que foram contactadas escolas de todo o país e que, em diálogo com os diretores das insituições de ensino, se selecionaram estes 42 alunos carenciados, pertencentes a 30 escolas.
A OET apela no seu comunicado a que as outras ordens profissionais adiram, no futuro, a esta iniciativa. Recorde-se que a Ordem dos Médicos anunciou recentemente o pagamento de dez prémios de mérito, solidária com os estudantes que se esforçaram por recebê-lo.