No interior de Inglaterra há uma pianista que está a chamar a atenção dos especialistas em música clássica. Alma Deutscher compôs a sua primeira ópera, que deu a conhecer no seu canal do Youtube, e surpreendeu o mundo por ter apenas sete anos.
No interior de Inglaterra há uma pianista que está a chamar a atenção dos especialistas em música clássica. Recentemente, Alma Deutscher compôs a sua primeira ópera, que deu a conhecer no seu canal do Youtube e que apaixonou os utilizadores. Perante o seu grande talento, o que mais tem surpreendido os curiosos é a sua idade, já que a menina tem apenas sete anos.
Em entrevista à BBC, a pequena Alma contou que as ideias para as músicas que compõe lhe surgem quando está a improvisar com os instrumentos, mas que, sempre que tenta pensar, as ideias parecem não querer vir. Embora brinque e suba às árvores como todas as crianças da sua idade, aquilo de que gosta verdadeiramente de fazer é tocar, em especial de improviso, confessou.
Foi em Julho que a menina britânica escreveu a ópera “The Sweeper of Dreams” (“O Varredor de Sonhos”, em português), que está disponível online e já foi ouvida por mais de 44 mil pessoas desde que foi publicada, no mês seguinte.
Os comentários são elogiosos, desde utilizadores que dizem ter “inveja” do seu talento, a outros que a descrevem como sendo “fantástica” ou “incrível” e desejam que seja bem orientada para que o talento seja explorado ao máximo sem que a infância e a sua pureza se percam.
À BBC, os pais de Alma contaram que “tudo começou muito cedo”: quando tinha apenas três anos, a menina ouviu uma peça do compositor alemão Richard Strauss e “ficou muito emocionada”, perguntando à mãe “como uma música poderia ser tão bonita”.
Desde esse momento os progenitores compreenderam a sua sensibilidade incomum e têm tentado apoiá-la, bem como ao seu desenvolvimento. Além do piano, Alma toca ainda violino e está agora a preparar-se para o próximo desafio: um concerto em violoncelo.
Quanto aos especialistas britânicos, dizem-se “impressionados” com o que já ouviram da menina, afirmando que, com sete anos, a maioria das crianças não sabe sequer o que é uma ópera, pelo que compor é um enorme feito.
Os peritos em música clássica corroboram ainda a posição partilhada pelos utilizadores do Youtube, esperando que a menina continue a praticar e a estudar para explorar todas as suas capacidades.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]