A tenista portuguesa Maria João Koehler vai integrar pela primeira vez o quadro principal de um Grand Slam, após superar na madrugada de sábado a qualificação do Open da Austrália, avança a agência Lusa.
Koehler, 222.ª do ranking WTA, garantiu a presença entre a elite do ténis mundial com a vitória sobre a norte-americana Julia Boserup, com um duplo 6-2.
Na primeira ronda do “major”, a tricampeã portuguesa vai defrontar a belga Kim Clijsters, atual detentor do título do Open da Austrália.
Já Michelle Brito, 148.ª mundial, perdeu com a suíça Stefanie Voegele, 140.ª da hierarquia, na terceira ronda de qualificação, pelos parciais de 7-5,3-6 e 6-4.
No setor masculino, também na última ronda de qualificação, João Sousa, 191.º do ranking ATP, não conseguiu juntar-se a Rui Machado e Frederico Gil, que entraram diretamente no quadro principal, ao perder com o russo Alexandre Kudryavtsev, por 7-5, 2-6 e 6-4.
O sorteio do Open da Austrália, que começa na segunda-feira, ditou, além do embate entre Clijsters e Koehler, o encontro de Machado frente ao espanhol David Ferrer, quinto do mundo, e o reencontro de Gil com o croata Ivan Dodig, número 36 do ATP, que o português bateu no Challenger de Nápoles em 2009.
[Notícia sugerida por Elsa Martins]