Está a chegar "Opacity", o segundo álbum do duo de improvisação livre composto pelo trompetista Luís Vicente e o músico de electrónica finlandês Jari Marjamäki. O concerto de apresentação é já dia 04 de Dezembro, em Lisboa.
Está a chegar “Opacity”, o segundo álbum do duo de improvisação livre composto pelo trompetista Luís Vicente e o músico de eletrónica finlandês Jari Marjamäki, com selo da editora portuguesa JACC Records. O concerto de apresentação é já dia 04 de Dezembro, no Clube Recreativo dos Anjos (Lisboa).
À semelhança do primeiro álbum “Alternate Translations” (MiMi Records, 2013), “Opacity” é uma compilação de gravações ao vivo de música improvisada em tempo real, composta e gravada em palco, e em diferentes locais e espaços.
Ao longo do disco desvenda-se uma larga escala de tonalidades e detalhes do trompete de Vicente aliado às texturas electrónicas e à programação rítmica de Marjamäki.
O método de gravação nómada funciona como veículo de documentação aos exercícios musicais desta formação, dispensando desta forma qualquer processo de pós-edição ou manipulação das gravações, permitindo ao ouvinte um olhar mais direto sobre o modo de criação dos músicos.
Este trabalho conta ainda com a participação de alguns nomes de relevo da cena jazz e improvisação europeia, como o francês Valentin Ceccaldi (violoncelo), Pedro Madaleno (guitarra), Miguel Mira (violoncelo), Marcelo dos Reis (guitarra).
Dia 04 Dezembro o duo apresenta o disco no Clube Recreativo dos Anjos às 22h. Em palco vão estar alguns convidados que participaram no disco: Pedro Madaleno, Mira e Marcelo.
Na semana seguinte, Luís Vicente e Marjamäki arrancam para o norte do país, onde já têm concertos confirmados, com a primeira atuação marcada para a sala do espaço Venha a Nós a Boa Morte, em Viseu.