“Sabemos o que importa para salvar a vida das mulheres e das crianças, e sabemos que as mulheres e as crianças são um elemento crucial para atingir os Objetivos do Milénio para o Desenvolvimento”, escreve Ban Ki-moon, em comunicado no final dos tres dias da Cimeira internacional de balanço sobre o tema.
De acordo com o secretário-geral, “investir na saúde das mulheres e crianças não é só o mais acertado a fazer, mas também contribui para sociedades mais estáveis, pacíficas e produtivas”.
Hidratação para combater diarreias, imunizações com vacinas para as doenças mais comuns e suplementos de vitaminas contra a má nutrição podem salvar a vida de inúmeras crianças pequenas.
Já no caso da saúde das mulheres, a dificuldade na salvaguarda da saúde é maior e envolve mais custos uma vez que o maior problema são as complicações envolvidas no parto que precisam de cirurgia.
O documento destaca doadores para este fundo, desde Governos, grupos privados ou filantropos que, segundo Ban Ki-moon, deram mostras de “liderança” ao conseguirem reunir a quantia anunciada.
Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta