O tema para este ano é “Florestas para o Povo” e para isso a ONU criou um site oficial onde se pode encontrar toda a informação sobre as acções de sensibilização que irão celebrar o Ano Internacional da Florestas.
A partir desse mesmo site ficamos a saber que as florestas ocupam 30% da área terrestre. São abrigo para 80% da biodiversidade terrestre e são casa para cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.
Portugal com potencial florestal
A nível mundial as notícias sobre a floresta até têm sido positivas com a Amazónia a registar nos últimos cinco anos uma redução do nível de desflorestação da área que é considerada como o “pulmão do mundo”.
A nível nacional, a área florestal portuguesa terá crescido 75% no último século com as três espécies mais representativas – pinheiro, montado de sobro e eucalipto – a encontrarem um equilíbrio, conforme dados revelados pelo secretário de Estado das Florestas, Rui Barreiro, à agência Lusa.
“Temos um potencial enorme para produzir floresta, que atualmente é responsável por quase 12% das exportações portuguesas e queremos continuar a produzir riqueza com a floresta portuguesa”, defendeu Rui Barreiro.
“É possível e desejável para um país como Portugal, que necessita de utilizar e potenciar todos os seus recursos, que este recurso florestal seja cada vez mais potenciado e utilizado numa diversidade que se pretende equilibrada”, afirmou.
Portugal tem quase 40% do território português como área florestal o que, no contexto europeu, é “significativo”, salientou ainda o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural.
[Notícia sugerida pela utilizadora Patricia Guedes]