A Turma do Bem, ONG brasileira, está presente em Portugal há quase um ano e meio e conseguiu reunir um grupo de 280 dentistas voluntários que asseguram a saúde oral das crianças carenciadas. Neste momento, cerca de 500 crianças de norte a sul do país contam com acompanhamento odontológicos até aos 18 anos.
O trabalho desta ONG destina-se a cuidar da saúde oral de crianças carenciadas. A associação seleciona as crianças em escolas públicas e instituições através de exames de saúde oral e apuramento da situação socioeconómica.
Já 280 dentistas voluntários de mais de 47 municípios portugueses aderiram à rede e fazem o acompanhamento da saúde oral de crianças desfavorecidas. Para além de tratamentos, a Turma do Bem procede à educação da higiene oral das crianças pertencentes a esta rede.
Segundo o site oficial, a Turma do Bem tem vindo a fazer vários documentários no sentido de prevenir os problemas de saúde oral que podem surgir por falta de higiene.
Um dos documentários – apresentado este mês no XX Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, no Centro de Congressos de Lisboa – conta a história de uma menina de 13 anos, Alicia, que quer ser modelo e que devido aos problemas de saúde oral não se sentia integrada na sociedade, sobretudo na escola onde revelava baixa autoestima.
O documentário, intitulado “Lá e Cá”, mostra a realidade em Portugal de crianças com problemas de saúde oral que segundo a organização não é muito diferente do que acontece no Brasil. O título do documentário pretende também reforçar a realidade dos dois países.
No site da Turma do Bem estão disponíveis os contactos para os dentistas que pretendam colaborar com a organização.
Clique AQUI para conhecer o site da Turma do Bem.