Depois de inserir a moeda, a pessoa tem que se colocar em cima da máquina, semelhante a uma balança, agarrando-se, de seguida, aos suportes para as mãos de que dispõe. Depois de indicar o seu sexo e idade, a máquina examina os batimentos cardíacos do utilizador e fornece os resultados finais através de um talão impresso.
Nesse talão a pessoa encontrará as percentagens das diferentes formas com que ocupa o seu coração. Mas independentemente do resultado, e apesar de ser uma brincadeira, a Cardiatronic encontra sempre espaço para ajudar os outros no coração das pessoas.
No final do exame ao coração, a máquina devolve a moeda inserida. No entanto, ao lerem a nota final do talão, que sugere que as pessoas ofereçam a moeda à organização A Roof For My Country, os utilizadores podem voltar a inseri-la, cientes de que a mesma irá ajudar os mais desfavorecidos.
Aumento de 80% nos fundos angariados
Claro que tudo não passa de uma brincadeira e os dados não são científicos, mas a verdade é que a máquina tem ajudado a promover o espírito de solidariedade das pessoas e ampliou largamente os fundos angariados pela ONG.
A Cardiatronic pode ser encontrada em diversos centros comerciais do Peru e já foram milhares aqueles que se submeteram ao seu exame . Só nas primeiras três semanas, mais de duas mil pessoas quiseram saber qual o espaço para solidariedade que tinham no seu coração, contribuindo para um aumento de 80% nos fundos angariados pela A Roof For My Country.
A organização A Roof for My Country vive apenas da angariação de fundos para melhorar as condições habitacionais das famílias mais carenciadas do Peru e dar um telhado aos mais necessitados.
[Notícia sugerida por Cathy]