Promover o sucesso na procura de emprego é o objetivo de um gabinete virtual criado recentemente na plataforma Second Life. Apoiado por voluntários nas áreas de serviço social, enfermagem, psicologia e medicina, o gabinete é um projeto da associação
Promover o sucesso na procura de emprego é o objetivo de um gabinete virtual criado recentemente na plataforma Second Life. Apoiado por voluntários nas áreas de serviço social, enfermagem, psicologia e medicina, o gabinete é um projeto da associação Hemisférios Solidários (HS), uma organização de Coimbra prestes a formalizar-se como Organização Não-Governamental (ONG) para o Desenvolvimento.“É uma intervenção humanista. Cuida-se do desemprego numa perspetiva integral, bio-psicossocial, ajudando a pessoa e a família”, explica Eduardo Marques, presidente da HS, à agência Lusa.
Disponível no endereço http://slurl.com/secondlife/Superville/10/43/35, o projeto não se restringe apenas a uma ação de apoio psicológico para “minorar o sofrimento e o desespero de muitas famílias e indivíduos que se encontram na situação de desemprego”: a HS prevê a realização de um curso virtual sobre técnicas de procura de emprego e, atualmente, ajuda já na elaboração de bons currículos e na melhor forma de procurar emprego.
O aconselhamento é também prestado via correio eletrónico, de forma a “oferecer algo que possa apanhar uma franja da população que é cada vez maior e que pode utilizar a Internet para chegar a este apoio”, refere Eduardo Marques.
Em funcionamento há mês e meio, o centro já atendeu cerca de uma dezena de pessoas.
Como justificação para a utilização desta plataforma virtual para desenvolver o projeto, a organização aponta o facto de 91 por cento da população portuguesa com formação superior recorrer à Internet, sendo “o utilizador tipo da Internet a pessoa urbana entre os 15 e os 34 anos”.
Citando ainda dados da Eurostat, a HS recorda que a taxa de desemprego entre jovens subiu para os 21.7% e são mais de 60 mil os licenciados sem emprego, neste momento.
Saiba mais sobre esta iniciativa em www.hemisferiosolidarios.pt.vu.