Alunos portugueses do ensino secundário venceram uma medalha de ouro e três de bronze na 15ª edição das Olímpiadas Ibero-Americanas de Física, que decorreram na cidade do Panamá entre 26 setembro e 3 de outubro.
[Fotografia © Ciência Hoje]Alunos portugueses do ensino secundário venceram uma medalha de ouro e três de bronze na 15ª edição das Olímpiadas Ibero-Americanas de Física, que decorreram na cidade do Panamá entre 26 setembro e 3 de Outubro.
O estudante João Carlos Peralta Moreira, da Escola Secundária Domingos Sequeira, arrecadou o ouro. Joaquim Salgueiro (E. S. Alves Martins, Viseu), Pedro Justo Pereira (E. S. João Gonçalves Zarco, Matosinhos) e Francisco Huhn (E. S. Sá da Bandeira, Santarém) voltaram para Portugal com uma medalha de bronze cada um.
Os chefes de equipa que acompanharam a delegação ao Panamá – Fernando Nogueira e José António Paixão – fazem um balanço muito positivo da prestação portuguesa. Admitem que foi “uma das melhores participações de sempre”, adiantam em declarações ao Ciência Hoje.
O aluno premiado com a medalha de ouro alcançou 44,88 pontos em 50, “um resultado notável. Toda a equipa portuguesa teve um excelente desempenho na prova teórica”, afirmam.
Estes docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) reconhecem que “a prova experimental já não correu tão bem, talvez devido à pouca importância dada ao ensino experimental das ciências no nosso ensino secundário. Os resultados poderiam ter sido ainda melhores se os estudantes estivessem mais habituados a trabalho laboratorial”.
O vencedor absoluto destas olimpíadas, em que participaram 71 estudantes de 18 países, foi o brasileiro Matheus Barros de Paula.
As Olimpíadas de Física são uma iniciativa promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Agência Ciência Viva e do Ministério da Educação.