A medalha de ouro foi conquistada por David Martins (estudante do 11º ano em Mirandela) e os restantes elementos da equipa – Luís Duarte (estudante do 12º ano, em Alcains), Miguel Moreira (estudante do 11º ano, em Lisboa) e Miguel Santos (estudante do 12º ano, em Alcanena) – ganharam medalhas de prata.
A equipa obteve, assim, o melhor resultado de sempre nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, ficando em segundo lugar na classificação por países. Pelos excelentes resultados obtidos, Portugal recebeu este ano a Copa Puerto Rico, destinada ao país que mais subiu na classificação nos últimos 3 anos.
Esta competição, que vai na sua XXVII edição, reúne anualmente cerca de duas dezenas de delegações de países latino-americanos incluindo Portugal e Espanha.
Portugal participou com uma equipa de jovens que foram preparados, ao longo de vários anos de trabalho intenso, pelo Projeto Delfos do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, financiado pela Fundação Colouste Gulbenkian e pelo programa QREN-Mais Centro.
Na tradição das competições olímpicas de Matemática internacionais, os estudantes foram confrontados com duas provas com duração de 3 horas cada um, incidindo sobre problemas de Matemática elementar de enorme dificuldade.