Uma vez mais, a estação de metropolitano das Olaias está em destaque a nível internacional. Depois de ter sido distinguida por órgãos de comunicação como o The Telegraph ou a CNN, volta a integrar uma lista das mais bonitas estações do mundo.
Uma vez mais, a estação de metropolitano das Olaias está em destaque a nível internacional. Depois de ter sido considerada uma das mais bonitas do mundo por órgãos de comunicação prestigiados como o The Telegraph ou a CNN, integra, agora, uma lista das mais belas estações publicada no site da comunidade criativa “BoredPanda”.
A plataforma mundial convidou, esta quinta-feira, os seus membros a apresentarem ao mundo as estações que consideram mais bonitas e, até ao momento, a estação das Olaias – introduzida pelo utilizador Miguel Riopa – ocupa o 14.º lugar da lista, com 42 votos positivos.
“As estações de metropolitano estão, normalmente, associadas aos ratos, ao lixo e ao barulho, não à arquitetura. Porém, há estações pelo mundo que vão contra as regras e se destacam como excelentes exemplos de arquitetura e interiores”, pode ler-se no site.
A lista é, por enquanto, liderada por uma estação de metro situada em Napóles, Itália, que soma já 109 pontos. Na segunda posição surge a atmosférica estação de Solna, em Estocolmo, na Suécia, que lembra o interior de um vulcão (105 pontos).
A completar o pódio estão, ex-aequo, três estações do metro de Moscovo, na Rússia – Kievskaya, Mayakovskaya e Park Pobedy. A Rússia ocupa, aliás, um lugar de destaque nesta compilação, para a qual contribui ainda com a estação de Avtovo, em São Petersburgo.
Entre as escolhas dos utilizadores estão também estações de metro de Paris, em França, Budapeste, na Hungria, Xangai, na China, Nápoles, em Itália, Kaohsiung, no Taiwan ou Nova Iorque, nos EUA.
A estacão das Olaias – com os seus tetos e azulejos de formas geométricas onde predominam os tons de azul, vermelho, amarelo e branco – foi inaugurada em Maio de 1998 em conjunto com as estações Alameda, Bela Vista, Chelas e Oriente, no âmbito da construção da Linha Vermelha, com vista ao alargamento da rede à zona da EXPO'98.
À semelhança das mais recentes estações do Metro de Lisboa, a estacão das Olaias está equipada para poder servir passageiros com deficiências motoras já que vários elevadores e escadas rolantes facilitam o acesso ao cais.
Recorde-se que, em Novembro do ano passado, como avançou o Boas Notícias, a estação das Olaias foi também considerada pelo site norte-americano Huffington Post uma das 20 mais 'cool' do mundo.
Clique AQUI para aceder à lista da plataforma “BoredPanda” (em inglês).