Durante os últimos dois anos, os responsáveis do parque de Thap Lan e os especialistas em conservação recolheram imagens através das câmaras que espalharam pelo parque. Segundo o diário britânico The Guardian, muitas das câmaras foram destruídas pelos animais mas os cartões de memória ficaram intactos e revelaram, recentemente, a descoberta.
Oito exemplares não é um número suficiente para que o futuro da espécie seja dado como sustentável mas estes exemplares podem não ser os únicos a habitar o parque. “Isto já está para lá das nossas expectativas. Mas dados estes resultados acreditamos que podem aqui existir 20 a 50 tigres”, disse Taywin Meesat, responsável pelo parque ao Guardian.
Embora seja difícil fazer uma contagem absoluta da população destes animais – dado o difícil acesso dos seus habitats e a tendência da espécie para evitar contacto humano -, pensa-se que existam apenas, em todo o mundo, cerca de 3.200 tigres selvagens e à perto de 13.000 em cativeiro, metade dos quais na China.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]