Dando continuidade às missões de interesse público que a Marinha tem vindo a desenvolver, este ano os fuzileiros voltam a colaborar com a Autoridade Marítima disponibilizando 80 homens para vigiar e dar apoio às praias sem concessão do país, tanto no território continental como nos Açores.
Segundo explicou o comandante Santos Fernandes ao Boas Notícias, os 80 fuzileiros – que têm valência de nadador-salvador como é exigido por lei – serão dividos em dois períodos distintos: de 1 de julho a 15 de agosto e dessa data até 30 setembro, cobrindo toda a época balnear.
A vigilância será feita em parceria com a Polícia Marítima e vai abranger 380 quilómetros de praias não vigiadas. A distribuição dos homens pelas praias terá em “consideração o número de banhistas e a extensão da área de cada capitania”, sublinha o comandante.
Esta parceria da Marinha com a Autoridade Marítima Nacional arrancou o ano passado tendo registado um primeiro balanço muito positivo. Só em 2010, estas equipas efetuaram 43 salvamentos, 293 assistências, 38 buscas com sucesso a crianças perdidas, 231 assistências de primeiros socorros, tendo sido percorridos cerca de 25.000 quilómetros durante as diversas missões.
Apesar do sucesso desta assistência, a Marinha sublinha, em comunicado a importância de “uma cultura de segurança para que não ocorram acidentes desnecessários”, apelando a que “todos cumpram escrupulosamente as regras e recomendações do Instituto de Socorro a Náufragos (ISN) porque “salvar uma vida também depende de si”.
Veja abaixo as instruções do INS para ter um verão seguro.
Regras de Segurança
- Frequente praias vigiadas
- Respeite os sinais das bandeiras e as indicações dos Nadadores Salvadores
- Vigie as suas crianças permanentemente e de distancia próxima
- Procure sempre tomar banho acompanhado
- Nade paralelamente á praia não se afastando demasiado da costa
- Nunca efectue saltos para a água a não ser em local vigiado e especialmente destinado a esse efeito
- Não hesite em pedir socorro quando em dificuldades
Recomendações
- Evite o choque térmico molhando-se progressivamente
- Respeite um intervalo de 3 horas após uma refeição normal antes de tomar banho
- Previna a desidratação e a hipoglicemia pela ingestão espaçada de frutas, bebidas não alcoólicas e alimentos ligeiros
- Nunca tome banho e/ou nade sob (ou ressaca) de drogas ou álcool