Desde os tempos da universidade que Ana Lopes se habituou a andar à caça das promoções, como qualquer estudante que se preze. Depressa a procura pelos preços mais baixos se tornou um "vício saudável". Assim surgiu o projeto Oh Ana Poupa-me.
Desde os tempos da universidade que Ana Lopes se habituou a andar à caça das promoções, como qualquer estudante que tem de contar trocos. Depressa este hábito se tornou um “vício saudável” que decidiu partilhar com os outros nas redes sociais. Assim nasceu o projeto “Oh Ana Poupa-me” que conta já com quase 2.300 seguidores no Facebook e que ajuda os portugueses a economizar.
por Catarina Ferreira
Com uma licenciatura na área do ensino, mas a trabalhar como assistente administrativa – juntando-se às “muitas que não exercem a função” – Ana, de 30 anos, admite que não gosta “de comprar nada pelo preço normal” e conta ao Boas Notícias que começou a ir às compras ainda em casa dos pais por sempre ter tido “mais atenção aos preços”.
“Há uns anos, uma colega deu-me uns cupões e fiquei maravilhada. A partir daí nunca mais parei”, recorda. “Eu já partilhava imensa informação [sobre descontos] no meu Facebook pessoal e, certo dia, num almoço entre colegas de trabalho, comentei que estava a pensar em criar um blogue sobre poupanças, até que alguém disse 'Poupa com a Ana' e eu respondi 'Oh Ana Poupa-me'”.
Assim nasceu o blogue “Oh Ana Poupa-me” (que já se alargou, também, ao Facebook) onde esta jovem natural de Aveiro mas atualmente a residir em Castelo Branco, divulga todas as informações que vai 'colhendo' acerca de descontos e promoções, vales e comparações entre preços de vários hipermercados. Em suma, tudo o que permita chegar ao fim do mês com mais uns trocos na carteira.
Vales que cortam no preço das farinhas lácteas para bebés ou dos detergentes, ofertas de duas unidades pelo preço de uma, folhetos com promoções semanais são apenas alguns dos exemplos para os quais Ana chama a atenção no seu blogue. “No mínimo, faço um post por dia, mas normalmente mais. Diria que, em média, faço 15 publicações semanais”, estima.
Na página do projeto no Facebook, útil especialmente graças “à facilidade de utilização” e que agrega todos os posts que vão aparecendo no blogue, são também muitas as sugestões, grande parte delas publicadas pelos seguidores que, ao cruzar-se com uma oportunidade, não perdem tempo e decidem partilhar.
“[O feedback das pessoas tem sido] muito divertido. Diariamente recebo algumas mensagens de amigos a dizer que foram comprar determinado artigo e pouparam tanto, outras com fotografias de promoções, sou abordada com as mais diversas questões, há quem pense que sei todos os preços de cada hipermercado”, brinca Ana.
A resposta online “também é positiva”, garante a mentora deste projeto. “Penso que a minha linguagem é clara e objetiva, misturada com um pouco de humor, o que agrada à maior parte das pessoas”.
Poupar é simples, “basta começar”
Em tempos de crise, Ana Lopes considera que a chave da poupança é a consciência. “As pessoas têm de ser mais conscientes com aquilo que compram, principalmente nos dias que correm, devem planear as compras sem cair em exageros”, defende, assegurando que a tarefa é mais simples do que pode parecer.
“Não é complicado [poupar]. Basta começar”, sublinha a autora do Oh Ana Poupa-me, acrescentando que estes 'especialistas em poupança' não têm em casa, ao contrário do que se possa pensar, “verdadeiros armazéns”. “Não se trata disso, trata-se de otimizar o mais possível o dinheiro que temos disponível”, alerta.
A atualização do blogue tem, aliás, contribuído para ajudar a própria Ana na sua missão economizadora. “Sinto-me na obrigação de procurar a melhor oportunidade, o melhor desconto, saber onde estão a oferecer vales, tudo para partilhar com os leitores”, confessa, dizendo estar “muito mais atenta e a par das novidades” desde que deu início ao projeto.
“A minha cabeça é uma autêntica máquina calculadora. Todos os cêntimos fazem diferença e existe sempre alguém que viu aquele preço aqui e ali e me avisa. Antes estava sozinha, agora somos muito mais”, conclui com satisfação.
Clique AQUI para visitar o Facebook do Oh Ana Poupa-me.