Em Abril e Maio, o Dolce Vita Tejo realiza um conjunto de oficinas de Horticultura gratuitos onde os participantes vão ter oportunidade de criar uma horta biológica. Esta edição é dedicada a adultos e também a crianças.
Em Abril e Maio, o Dolce Vita Tejo volta a realizar um conjunto de oficinas de Horticultura gratuitas onde os participantes vão ter oportunidade de criar uma horta biológica. Esta edição é dedicada a adultos e também a crianças.
As oficinas vão ensinar conceitos e princípios básicos de respeito pela biodiversidade, a preservação do solo e o uso de técnicas simples essenciais para colher alimentos saborosos e nutritivos sem riscos para o nosso planeta.
Todo o espaço onde serão desenvolvidos os workshops foi construido de raiz recorrendo a materiais reciclados e naturais, com o intuito de recriar um ambiente de jardim ao ar livre.
Os adultos terão a oportunidade de aprender as ferramentas básicas necessárias para plantar, instalar e manter uma horta de acordo com os princípios da agricultura biológica. Fazer adubo orgânico ou conhecer animais e insetos úteis para horta são alguns dos temas a desenvolver. Serão ciclo de oficinas com duração de 30 minutos e que decorrerão durante três sábados consecutivos.
Por sua vez, as crianças poderão criar e manter durante dois meses uma horta biológica: para além de a plantarem, vão poder acompanhar o crescimento das plantas e participar nas diversas atividades de manutenção da horta, tal como regar, adubar ou sachar ? até ao momento de colher para levar para casa.
Os workshops para as crianças realizam-se todos os sábados de Abril e Maio, das 10h30 às 13h e das 14h30 às19h e os dos adultos das 14h30 às 16h (com exceção dos dias 09/04 e 07/05).
Os workshops decorrem junto às escadas rolantes do piso 0 e são organizados em parceria com a Associação Chão da Terra (Associação dinamizadora do projeto Escola de Horticultura) e contam com o apoio da Leroy Merlin.