Para Oferecer
“Partilhar em cadeia” é o objetivo do Para Oferecer, explica a fundadora da iniciativa na página no Facebook.
A intenção é fazer com que cada utilizador partilhe na rede social os artigos de que já não precisa, de maneira a que sejam reaproveitados por outros. A criadora da página dá até algumas sugestões: “livros escolares, livros antigos, objetos decorativos, panelas, pratos, etc.”
Para fazer as suas ofertas, basta escrever na página aquilo que tem para dar, com descrição e localidade. Os interessados deverão entrar em contacto com os anunciantes através de uma mensagem privada no Facebook, combinando a entrega.
Mas a responsável pela página alerta: “Caso não se conheçam, aconselho que se encontrem num lugar público, ou deixem num café próximo, ao cuidado da pessoa que vai receber a ajuda”.
Clique AQUI para aceder à página Para Oferecer.
My5Euros
O My5Euros tem um conceito diferente. Este é um mercado virtual de compra e venda de serviços a preços reduzidos, que vão dos 5 aos 25 euros.
Aqui, há quem venda tarefas, trabalhos, talentos, ou até cartas de amor e textos de feliz aniversário. O regime é freelancer e, com sucesso, pode-se ganhar algum dinheiro.
A missão é clara: “Tornar a compra e venda de serviços de freelancers, numa atividade divertida, rápida e eficaz”, lê-se na página do Facebook.
Para vender os seus serviços, o utilizador deve ir diretamente ao site do projeto e “Criar uma tarefa” para depois divulgar nas redes sociais ou por e-mail. O dinheiro é recebido numa conta virtual e, após descontada uma comissão, é entregue ao vendedor.
Para os mais indecisos, o My5Euros faz sugestões: vender publicidade na Wall do Facebook, a voz em dobragens ou informações de turismo, são alguns exemplos.
Clique AQUI para aceder à página My5euros e AQUI para visualizar o site oficial.
Clube das Trocas
O Clube da Trocas regressa a tempos mais antigos e acredita que ainda “é possível fazer muita coisa sem dinheiro”.
Neste grupo, qualquer pessoa pode sugerir trocas de objetos ou serviços. Os utilizadores dizem aquilo que pretendem oferecer e o que procuram para a troca.
Os organizadores aconselham a trocar “contactos pessoais somente através de mensagem privada” na rede social.
Desde coisas tão simples para pegas para o fogão, livros ou sapatos até aparelhos mais sofisticados como câmaras, impressoras e televisões. Basta oferecer o seu objeto para receber outro em troca.
Clique AQUI para aceder à página do Clube de Trocas.
Banco de Livros Escolares
Este é um banco de troca e oferta de livros escolares, através do Facebook. O Boas Notícias publicou recentemente um artigo sobre o “Banco de Livros Escolares”, que pode ver AQUI.
[Notícia sugerida por Patrícia Ramos]