A primeira loja solidárias das Aldeias de Crianças SOS, na Parede, tem dois anos e ajuda crianças carenciadas com livros, brinquedos, roupas e manuais escolares.
A primeira Loja Solidária das Aldeias de Crianças SOS, na Parede, Oeiras, abriu há dois anos e já ajuda, neste momento, mais de 100 crianças vendendo ou oferecendo livros, brinquedos, roupas e manuais escolares.
Os artigos são doados por particulares e empresas às Aldeias SOS e, depois de uma triagem, são levados para a loja. Ao todo, a loja ajuda a vestir e a calçar 110 crianças, provenientes de 64 agregados familiares carenciados.
Os preços são simbólicos sendo que, no caso das famílias assinaladas pela Segurança Social, os artigos são oferecidos. O valor obtido na venda dos artigos ao público em geral reverte para a associação.
Por vezes, os artigos adquiridos pelos utentes da loja são devolvidos quando já não são úteis àquela família. “Dá para outra pessoa”, é o que os clientes dizem com um sorriso no rosto, explicam os responsáveis da loja num comunicado enviado ao Boas Notícias.
Loja funciona como ponto de encontro
O espaço funciona de terça a sexta-feira das 9h30 às 17h30 e nele criam-se laços afetivos. Por vezes, os avós levam os netos à “loja dos brinquedos”. Outras, os pais deixam-nos enquanto vão às compras para ficarem entretidos.
As Aldeias de Crianças SOS são uma organização internacional sem fins lucrativos de ajuda às crianças. Foi fundada em 1949, na Áustria, e está presente em 133 países.
A organização apoia crianças que não podem ser cuidadas pelas suas famílias biológicas encaminhando-as para famílias de acolhimento ou para as Aldeias de Crianças SOS.
Outra valência da organização é o apoio às famílias desfavorecidas em risco de separação, reforçando a sua capacidade de proteger e cuidar dos seus filhos. Neste âmbito, a Loja Solidária SOS tem mostrado ter um papel fundamental.
Clique AQUI para saber mais sobre Aldeias de Crianças SOS em Portugal.
Notícia sugerida por Raquel Gorjão
Comentários
comentários