Oeiras dispõe agora de um estabelecimento de ensino mais ecológico. A nova Escola Básica/Jardim de Infância Gomes Freire de Andrade conta com uma fachada principal inteiramente construída com recurso a material reciclado.
Oeiras dispõe agora de um estabelecimento de ensino mais ecológico. A nova Escola Básica/Jardim de Infância Gomes Freire de Andrade, inaugurada no passado sábado, conta com uma fachada principal inteiramente construída com recurso a material reciclado, anunciou a autarquia.
Toda a fachada da escola de 1.º ciclo, que já está em funcionamento e possui também jardim de infância, foi revestida por plástico 100% reciclado.
Segundo a Câmara Municipal de Oeiras, “as ripas ecológicas de cor natural fabricadas a partir da reciclagem de plásticos provenientes do ecoponto amarelo permitiram retirar do aterro mais de 70 toneladas” deste material, “contribuindo para a sustentabilidade do projeto”.
A nova escola resultou de um investimento de cerca de seis milhões de euros, dos quais 4,5 milhões de euros foram provenientes do município e 1,5 milhões do QREN – Programa Operacional de Lisboa, e foi erguida em menos de dois anos.
Além das 16 salas de 1.º ciclo e das três salas de jardim de infância, o estabelecimento de ensino conta ainda com uma zona de refeitório e cozinha, instalações de apoio, secretaria, salas de experiência, música e polivalentes, áreas desportivas, biblioteca, zonas de recreio coberto e descoberto, parque infantil e campo de jogos.