As pessoas sem-abrigo que vivem nas ruas de Oeiras vão receber alojamento da "Casa da Transição", no âmbito de um projeto que pretende promover a sua reintegração social destas pessoas.
As pessoas sem-abrigo que vivem nas ruas de Oeiras vão receber alojamento da “Casa da Transição”, no âmbito de um projeto que pretende promover a sua reintegração social. O alojamento é inaugurado esta quarta-feira, no Bairro dos Corações, freguesia de Oeiras, e vai acolher quadro indivíduos, entre os 18 e os 65 anos, num novo espaço de tipologia T3.
A também designada “Casa dos Corações” tem como objetivo a reabilitação de pessoas que se encontram assinaladas pelo Instituto de Prevenção e Tratamento da Dependência Química e Comportamentos Compulsivos (IDEQ). O projeto é desenvolvido no âmbito social, profissional e familiar, e vai garantir um acompanhamento diário de cada caso.
Segundo a câmara municipal, o programa deverá ser alargado a outras freguesias do concelho de Oeiras, dependendo dos resultados conseguidos nesta primeira fase. A melhoria de vida das pessoas que acolhe e o sucesso do projeto vão ditar a sua continuidade no futuro.
Segundo a agência Lusa, neste concelho de Lisboa encontram-se sinalizadas 21 pessoas em situação de sem-abrigo, todas elas sob acompanhamento institucional.
Localizado no Bairro dos Corações, em Oeiras, o novo espaço será gerido pela IDEQ, instituto que a autarquia considera ser “um parceiro essencial no acompanhamento e colaboração na definição dos projetos de vida dos indivíduos com fragilidade social”.
[Notícia sugerida por Ana Oliveira]