A câmara de Odivelas vai abrir um concurso para distribuir 23 talhões de hortas urbanas com dimensões entre 50 a 60 m2 cada. O projeto "Hortas urbanas" foi aprovado no início de Maio.
A câmara de Odivelas vai abrir um concurso para distribuir 23 talhões de hortas urbanas com dimensões entre 50 a 60 m2 cada. O projeto “Hortas urbanas” foi aprovado no início de Maio e o concurso deverá ser lançado brevemente, após aprovação do regulamento em assembleia municipal.Fonte da autarquia explicou ao Boas Notícias que, para o munícipe ter acesso a um talhão, deverá candidatar-se à sua atribuição quando a câmara abrir as candidaturas, uma data que deverá ser divulgada nas próximas semanas.
As equipas municipais do projeto “Hortas Urbanas” pretendem, também, incluir na iniciativa uma componente educativa, com acções de formação sobre as técnicas de produção, época das culturas, trabalho comunitário e compostagem.
As hortas urbanas de Odivelas estão localizadas no Bairro da Codivel e a sua distribuição pelos munícipes representa, da parte da autarquia, a aposta no “potencial sociocultural desta atividade, permitindo um incremento da qualidade de vida dos seus utilizadores e promovendo hábitos de consumo saudáveis”.
Além disso, a câmara salienta que “a horticultura é também relevante para a manutenção da qualidade do solo, da biodiversidade e, consequentemente, da estrutura ecológica a autarquia”.