Esta iniciativa representa um investimento de cerca de dois milhões e meio de euros, “um elevado esforço em tempos de contenção financeira, mas que se revela um investimento seguro para que estejam garantidas as necessidades alimentares básicas das crianças em idade escolar”, refere um comunicado da autarquia.
A medida foi votada por unanimidade pelo Executivo Municipal na terça-feira e é algo inédito no concelho de Odivelas. Atualmente, a taxa de cobertura do serviço de refeições nas escolas básicas de 1º ciclo e nos jardins de infância de Odivelas é de 100%.
Pretende-se que a distribuição de três refeições diárias pelas crianças venha contribuir para minimizar os problemas financeiros que assolam muitas das famílias do concelho, estimulando, simultaneamente, o aumento do sucesso escolar e da melhoria da qualidade de vida dos munícipes mais novos.
De acordo com a nota da autarquia, foram investidos 30 milhões de euros no campo da educação, ao longo dos últimos cinco anos. A verba foi canalizada para a modernização da rede pública de escolas, para o desenvolvimento de programas pedagógicos e para o combate ao insucesso e abandono escolar precoce.