Nos próximos dias 24, 25 e 26 de Outubro, a localidade do Cavaleiro, na freguesia de S. Teotónio, em Odemira, promove a 6.ª edição da Festa da Batata-Doce, um evento gastronómico de entrada livre que promete, também, animação musical e palestras.
Nos próximos dias 24, 25 e 26 de Outubro, a localidade do Cavaleiro, na freguesia de S. Teotónio, em Odemira, promove a 6.ª edição da Festa da Batata-Doce, um evento gastronómico de entrada livre que promete, também, animação musical e palestras sobre a importância deste ingrediente na alimentação.
O principal objetivo do evento é “apoiar os produtores locais, divulgar e escoar o produto e dinamizar a localidade” do Cavaleiro, a zona de maior produção de batata-doce do concelho de Odemira, explica um comunicado enviado ao Boas Notícias.
Para além da venda de batata-doce e dos mais variados produtos de doçaria regional que a utilizam como matéria-prima, o festival vai organizar provas de batata-doce assada e cozida, bem como uma palestra e debate acerca da sua produção e qualidade alimentar e terapêutica.
A iniciativa arranca pelas 19.00h do dia 24 de Outubro, sexta-feira, no Centro Desportivo e Cultural do Cavaleiro, com a abertura oficial da festa e a apresentação de um vídeo sobre o ciclo de produção da batata-doce. Ao debate, marcado para o mesmo dia, segue-se, às 21.00h, uma atuação do grupo de música tradicional “Tibórnia”.
No dia seguinte, 25 de Outubro, sábado, a partir das 09.00h da manhã haverá venda e provas de batata-doce, uma mostra de artesanato e doçaria e um 'espaço saúde'. Ao longo de todo o dia haverá animação de rua e, à noite, sobem ao palco os artistas Rui Soares e Lau.
No domingo, as tendinhas abrem a partir das 11.00h horas e pelas 14.30 horas haverá animação de rua, seguida de uma atuação do Rancho Folclórico de Vila Nova de Milfontes e de uma matiné, no Centro Social, com o acordeonista Eliseu Braz.
Durante os três dias, os restaurantes do Cavaleiro Roca Mar e Snack Bar Adélia e o Centro Social do Cavaleiro terão nas suas ementas vários pratos e doces à base de batata-doce.
O evento é da responsabilidade do Centro Desportivo e Cultural do Cavaleiro e conta com o apoio do Município de Odemira e da Junta de Freguesia de S. Teotónio.