Uma empresa da Califórnia (EUA) acaba de lançar uns óculos inovadores para pessoas daltónicas que corrigem as cores observadas pelos utilizadores.
Uma empresa da Califórnia (EUA) acaba de lançar uns óculos inovadores para pessoas daltónicas que corrigem as cores observadas pelos utilizadores.
A empresa EnChroma criou um óculos para usar durante o dia que corrigem, diz a empresa, 80% dos casos de daltonismo. A empresa tem vindo a desenvolver esta tecnologia há 10 anos, tendo agora alcançado uma otimização do produto.
Os óculos para daltónicos baseiam-se na tecnologia Digital Color Boost que, através de camadas finíssimas de material dielétrico (um isolante elétrico), filtra as ondas de luz intensificando o sinal que as cores enviam para o cérebro.
A deficiência visual dos daltónicos têm origem nas células nervosas dos olhos que não têm capacidade de distinguir as três cores primárias – vermelho, verde e azul. Esta condição é mais habitual nos homens (08%) do que nas mulheres (0,4%), já que é transportada pelo cromossoma X.
Apesar de apostar apenas num tipo de lente e de existirem três tipos principais de daltónicos (com diferentes graus de falhar na leitura das cores), a EnChroma garante que os seus óculos são eficazes em 80% dos daltónicos.
Os óculos são desenhados para serem usados durante o dia e os diferentes modelos estão à venda no site da empresa por valores que variam entre os 280 e os 400 dólares (236 e 676 euros).
Notícia sugerida por Maria Pandina