Os Entertainment Access Glasses, óculos nos quais é possível ler diretamente as legendas, prometem tornar mais agradável a experiência de quem não pode ouvir, mas quer desfrutar ao máximo de um bom filme no cinema.
Os Entertainment Access Glasses prometem tornar mais agradável a experiência de quem não pode ouvir, mas quer desfrutar ao máximo de um bom filme no cinema. Em questão estão uns óculos especiais, desenvolvidos pela Sony, nos quais é possível ler diretamente as legendas, podendo ser usados tanto para ver filmes 2D como 3D.
De acordo com a Sony, estes óculos de acessibilidade usam uma tecnologia holográfica única que resulta em legendas “brilhantes, claras e fáceis de ler” e que parecem “flutuar” nas lentes, sendo estas transmitidas através de um rádio colocado no servidor digital do cinema.
O sistema é eficaz independentemente do lugar onde o utilizador que sofra de deficiência auditiva esteja sentado na sala, já que o tamanho, o ângulo e a luminosidade das letras podem ser totalmente ajustados.
Em comunicado, a marca adianta que os utilizadores podem escolher seis idiomas diferentes, dependendo das que estiverem disponíveis no próprio cinema. Em alternativa às legendas, o recetor da informação pode também ser ligado conetores de áudio que transmitam som de apoio ou forneçam uma áudio-descrição da ação para invisuais ou pessoas com problemas de visão.
Os óculos, muito leves – pesam apenas 83 gramas -, foram desenhados com vista ao “conforto” e “à facilidade de utilização”, evitando outras tecnologias que obrigam a que a atenção do espetador tenha de ser repartida entre o ecrã de cinema e um dispositivo que faculte as legendas separadamente.
Entretanto, a Sony já anunciou o estabelecimento de uma parceria com o Regal Entertainment Group que vai permitir levar estes óculos a “praticamente todos” os cinemas com projeção digital dos EUA, o que corresponde a um total de mais de 4.700 ecrãs.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]