Com um simples "OK Glass" os óculos da Google gravam vídeos e registam fotografias acionadas por comando de voz.
Com um simples “OK Glass” os óculos da Google passam a obedecer a comandos de voz para gravar vídeos, registar fotografias e outras ações. A nova funcionalidade do equipamento Project Glass, óculos de realidade aumentada, foi divulgada esta semana pela empresa norte-americana.
A nova aplicação deste dispositivo futurístico permite registar o que o utilizador vê no momento sem interagir fisicamente com o equipamento. Outras funcionalidades estão também associadas ao reconhecimento de voz, como iniciar uma videoconferência, aceder a um motor de pesquisa online, consultar a meteorologia ou inicializar um sistema de navegação GPS.
Com esta novidade vem também a possibilidade de partilhar os vídeos e as fotografias registadas através das redes sociais. Os óculos da Google permitem comunicar em tempo real com outras pessoas por intermédio da Internet e ainda aceder a um sistema GPS que revela as direções na lente frente aos olhos.
O dispositivo está ainda apto a estabelecer conversas por videoconferência de forma imediata e a fazer compras online enquanto se caminha. Por estar conectado à Internet, o Project Glass tem ainda a particularidade de dar informações básicas ao consumidor, como saber quais os serviços de transportes públicos disponíveis.
Abertas candidaturas para comprar protótipos do Glass
Para além destas novidades deste projeto, a Google lançou um site oficial especialmente dedicado ao Project Glass onde se pode ver a apresentação detalhada do dispositivo e acompanhar todas as experiências a decorrer no âmbito do projeto.
Outro novidade é que neste momento pessoa maior de 18 anos, residente nos EUA, pode candidatar-se a comprar um protótipo do Glass por 1.500 dólares (1.355 euros). A ficha de inscrição deve ser preenchida AQUI e o eventual comprador terá de enviar à equipa de desenvolvimento 'feedback' constante sobre a utilização do Glass e propostas para melhorar o produto.
O projeto da Google foi iniciado há três anos e foi apresentado ao público durante o ano de 2012, atraindo desde logo os amantes de tecnologia de todo o mundo. O novo comando de voz está neste momento em fase de testes. O gigante dos motores de pesquisa pretende comercializar o Glass no mercado em 2014 .
Clique AQUI para consultar o site oficial do Project Glass.