O Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, recebe no próximo dia 12 de novembro a Conferência de Blockchain realizada pela Aliança Portuguesa de Blockchain. Entre os vários oradores e painéis, estará presente Ludovic Courcelas, do EU Blockchain Observatory, onde irá apresentar o projeto do Observatório Europeu.
A Comissão Europeia lançou este ano o Observatório e Fórum da Blockchain da União Europeia (UE), com o objetivo de mapear as principais iniciativas, monitorizar os desenvolvimentos e inspirar ações comuns em redor da tecnologia Blockchain. O Observatório de Blockchain criou grupos de trabalho para identificar e investigar iniciativas de Blockchain existentes não só na UE, como para lá dos 28 países-membros.
Um dos painéis de debate da Conferência de Blockchain está relacionado com a “Influência de Blockchain nos Serviços Financeiros”. Este painel irá contar com a presença de Carlos Moura, do Banco de Portugal, Jonathan Betser, da Altrium, Jorge Lesmes, da Everis, e Rogério Campos Henriques, da Fidelidade. A moderação será feita por Manuel Mira Godinho, do ISEG.
O sector dos Serviços Financeiros é um dos que já estão a utilizar Blockchain. Esta tecnologia pode, por exemplo, ajudar a desenvolver soluções para a criação de infraestruturas de serviços em mercados emergentes, criar novos produtos com base em sistemas preditivos e mecanismos controlados por Smart Contracts, soluções de pagamentos e transações financeiras transnacionais facilitadas, ou mesmo mais direcionado para os clientes, como por exemplo a criação de mecanismos de resolução de disputas entre consumidores.
A Conferência de Blockchain irá realizar-se no dia 12 de novembro em Lisboa, no Teatro Tivoli BBVA, às 14h. A inscrição tem um custo de 35€, sendo gratuito para professores, estudantes e investigadores.
Mais informações no site da Aliança Portuguesa de Blockchain.
O conteúdo Observatório Europeu de Blockchain marca presença em Portugal aparece primeiro em i9 magazine.