A obra do arquiteto português Eduardo Souto de Moura vai servir de inspiração ao novo filme do cineasta norte-americano Thom Andersen.
A obra do arquiteto português Eduardo Souto de Moura vai servir de inspiração ao novo filme do cineasta norte-americano Thom Andersen, avança o suplemento P3 do jornal Público.
A película deverá chamar-se “Ruínas”, de acordo com informações dadas por Dario Oliveira, diretor do Curtas de Vila do Conde, ao diário português, e será filmada na cidade do Porto. O cineasta está já, aliás, em Portugal para rodar o filme.
Dario Oliveira explicou que tinha convidado o cineasta e professor a trabalhar numa curta-metragem sobre o norte de Portugal e Thom Andersen ter-se-á interessado pelas obras do arquiteto, que, diz o responsável, “é seguramente o arquiteto português favorito” do norte-americano.
“Ruínas” vai abrir a 20ª edição do Festival Curtas de Vila do Conde. Segundo o diretor do festival, “há aquela ideia de que um belo edifício terá sempre uma bela ruína” e esse é o mote do qual partirá o trabalho de Thom Andersen.
“Há uma forma de viver e filmar o espaço”, concluiu Dario Oliveira, acrescentando que a arquitetura e a arqueologia são ambas “muito queridas ao cineasta”.
O convite deve-se ao facto de Thom Andersen ter dado especial destaque à arquitectura nos seus últimos filmes: “Há uma forma de viver e filmar o espaço” e tanto “a Arquitectura como a Arqueologia são muito queridas ao cineasta”, remata Dario. A OASRN diz que esta é a primeira vez que convidam um orador que não está intimamente ligado à arquitectura.
[Notícia sugerida por Gonçalo Ferreira]