“Nadir Afonso. Architetto, pittore e collezionista” é o nome da exibição. A mostra, com curadoria de Stefano Cecchetto, leva à capital italiana a produção pictórica mais recente de Nadir Afonso. O conjunto das obras selecionadas reflete uma “força inovadora que vai além dos esquemas dos movimentos artísticos para explorar uma nova linguagem de formas”, avança o comunicado divulgado pelo site do artista.
A exposição integra igualmente, obras de outros artistas com quem o pintor luso trabalhou. Pablo Picasso, Max Ernest, Cândido Portinari, Giorgio de Chirico, Max Jacob e Fernand Léger são alguns dos nomes com os quais Nadir dividirá o protagonismo no certame que abre as portas ao público amanhã, 18 de Julho. O evento estará ativo até ao final de Setembro.
A exposição em Roma integra um conjunto de iniciativas internacionais da Fundação Nadir Afonso, cujo objetivo é celebrar o 90º aniversário do pintor natural de Chaves, Vila Real. À capital italiana seguem-se Paris, em França, Rio de Janeiro, no Brasil, e Veneza, novamente em Itália, no âmbito da Bienal de Arquitetura. Este último evento dará destaque a colaboração do artista nacional com conceituados arquitetos como Corbusier e Óscar Niemeyer.
A exposição no Museu Carlo Bilotti conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, sendo também apoiada pela Embaixada de Portugal da cidade de Roma.