A obra de Fernando Pessoa vai ser dada a conhecer, em Abril, ao público de Nova Iorque, nos EUA. Entre 13 e 17 do próximo mês, o Museu de Arte Moderna (MoMA) vai receber um ciclo que prevê a exibição do filme "O Livro do Desassossego".
A obra de Fernando Pessoa vai ser dada a conhecer, em Abril, ao público de Nova Iorque, nos EUA. Entre 13 e 17 do próximo mês, o Museu de Arte Moderna (MoMA) vai receber um ciclo que prevê, entre outras iniciativas, a exibição do filme “O Livro do Desassossego”, de João Botelho.
No programa é de destacar ainda uma palestra na Poets House, a cargo do tradutor e académico Richard Zenith, distinguido com o Prémio Pessoa em 2012.
O evento está a ser organizado pelo Arte Institute, em colaboração com o Teatro do Bairro e o Instituto Camões. O ano passado, aquela entidade portuguesa tinha promovido, também nos EUA, a semana de José Saramago, decidindo, este ano, apostar numa nova figura da literatura portuguesa.
Em 2012 “realizámos a semana de Saramago, que é um autor mais conhecido nos Estados Unidos. Fernando Pessoa é mais conhecido na Europa”, explicou à Lusa a diretora do Arte Institute, Ana Ventura Miranda.
“Várias pessoas ligadas ao meio literário começaram a falar-nos em Fernando Pessoa e no interesse que tinha fazer algo com a sua obra. Pareceu-nos a continuação mais natural”, revelou a responsável.
De acordo com Ana Ventura Miranda, “há muita abertura do público americano para o Portugal contemporâneo, apesar de haver pouco conhecimento”. Portanto, defendeu, “o que é preciso é um trabalho continuado de promoção, de forma sustentada, que desperte e alimente o interesse do público”.
O Arte Institute, responsável pela promoção deste ciclo no MoMA, é uma organização sem fins lucrativos que dinamiza a produção e difusão de artistas e projetos de arte contemporânea portuguesa.
[Notícia sugerida por Diana Rodrigues]