Randall Baker, um cirurgião norte-americano, criou o 'Full Sense Device', um aparelho que faz pressão no estômago, fazendo com que os pacientes se sintam rapidamente cheios, ajudando-os a emagrecer.
Randall Baker, um cirurgião norte-americano, criou o 'Full Sense Device', um aparelho que faz pressão no estômago, fazendo com que os pacientes se sintam cheios, ajudando-os a controlar o apetite.
Uma das grandes vantagens face à banda gástrica e ao 'bypass' gástrico é que o paciente não precisa de ser submetido a cirurgia para colocar o aparelho já que o 'Full Sense Device' é colocado (e retirado) via oral, em menos de dez minutos, através de uma endoscopia.
Segundo o site Buzzfeed, o médico desenvolveu esta técnica um pouco por acaso quando tentava resolver o problema de uma mulher que tinha sido submetida a um 'bypass' gástrico. Após a cirurgia de redução do estômago a paciente ficou com o esófago tão estreito que não conseguia ingerir alimentos sólidos, apenas líquidos.
Para resolver a situação, o médico criou um extensor a fim de forçar o esófago a ficar aberto. O aparelhou foi um sucesso e além de ter devolvido à mulher a capacidade de comer sólidos, revelou um efeito secundário positivo: diminuiu rasticamente o apetite da paciente.
Com base nesta experiência, o médico começou a trabalhar com outros especialistas para desenvolver o atual “Full Sense Device” – uma espécie de funil coberto de silicone que é colocado entre o esófago e a entrada do estômago.
Além de evitar as complicações do 'bypass' gástrico (que consiste em reduzir o tamanho do estômago através de cirurgia) esta intervenção reversível tem a vantagem de ser muito mais económica, custanto um décimo das tradicionais cirurgias.
Os primeiros testes realizados mostraram que o 'Full Sense' ajudou os pacientes a perder cerca de 28% de gordura, em seis semanas e meia.
O aparelho já passou os testes pré-clínicos mas serão necessários mais testes para começar a comercializar o equipamento.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes
Comentários
comentários