“O presidente Obama vai participar numa cimeira com os líderes da UE – o presidente da UE, Herman Van Rompuy, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso – em Lisboa, Portugal, a 20 de novembro”, confirmou a presidência norte-americana, em comunicado.
A reafirmação da relação transatlântica – que, segundo Bruxelas, inclui o compromisso de lutar contra o terrorismo e de prevenir a proliferação de armas de destruição maciça – será um dos pontos chave da cimeira da NATO.
Os EUA e a UE representam, em conjunto, metade da economia global, pelo que a relação transatlântica tem uma importante componente económica.
Os dois blocos cooperam ainda em questões de política externa, como o processo de paz do Médio Oriente e a intervenção no Afeganistão, bem como na política para o Irão.
A Declaração Transatlântica estipulou, em 1990, a realização de uma cimeira anual entre a UE e os EUA, sendo que a de novembro é a primeira desde a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, que criou o serviço de política externa europeu.