O relatório apresenta estatísticas anónimas de websites visitados a partir de computadores Windows e Macs, e pesquisas realizadas a partir de dispositivos Windows, Mac, Android e iOS entre junho e meados de agosto deste ano. As estatísticas foram recolhidas dos produtos principais da Kaspersky Lab cujo módulo de Controlo Parental está ativo, e da solução Kaspersky Safe Kids, instalada de forma a proteger as atividades online das crianças.
Em média, o tempo que as crianças passaram, neste verão, a assistir a vídeos e a ouvir música é superior ao despendido em redes sociais. A investigação revelou que as crianças passaram mais tempo no Youtube – em especial no canal do blogger PewDiePie. Além disso, assistiram também a várias series no serviço de streaming Netflix, com as gerações mais jovens a preferir canais como o Nickelodeon, o Cartoon Network e o Disney Channel, bem como os desenhos-animados do SpongeBob SquarePants.
Quanto a música, as crianças recorreram a serviços de streaming como o Spotify, o Soundcloud e o iTunes, com o rap a ser o género de música mais popular. A morte de XXXTentacion no verão passado, um rapper assassinado por tiros disparados de um veículo em movimento, resultou num aumento das pesquisas de músicas do artista, principalmente por parte de crianças (mais do que qualquer outro músico).
As crianças começaram também a navegar por sites noticiosos com mais frequência, incluindo a BBC, CNN e BuzzFeed, além de verificarem os resultados do Mundial de Futebol FIFA 2018 FIFA. Jogos online são também bastante populares, com as estatísticas recolhidas a revelar uma preferência pelo Fortnite, que ultrapassou o PUBG como o jogo mais popular.
Neste verão, as crianças revelaram também um interesse em roupa e dispositivos móveis. As lojas online mais visitadas são o Ebay, a Amazon, a Aliexpress, a ASOS a H&M, e as marcas mais populares a Nike, a Adidas, a Supreme, a Gucci e a Vans. Quanto a dispositivos móveis, o iPhone e o Samsung Galaxy foram os que despertaram mais a atenção dos mais jovens.
É de notar que, além dos jogos, vídeos e música, as crianças também pesquisaram por conteúdos adultos. No entanto, se os pais bloquearam o acesso a esses conteúdos (com recurso, por exemplo, a um produto da Kaspersky Lab), essas tentativas foram infrutíferas.
Preocupações sobre a privacidade online foram também comuns entre os jovens neste verão, com várias pesquisas sobre o motor de busca DuckDuckgo e sobre VPNs. Esta foi a primeira vez que a Kaspersky Lab detetou um interesse no tema por parte dos mais novos.
“As estatísticas recolhidas indicam os interesses das crianças e jovens atualmente e a nível global. É por essa razão que aconselhamos a utilização de programas de controlo parental, não apenas para bloquear conteúdo potencialmente perigoso mas também para ajudar e manter os pais informados sobre os interesses e gostos dos seus filhos. Muitos programas de software, incluindo os da Kaspersky Lab, permitem aos pais obter relatórios sobre as atividades online dos seus filhos sem, obviamente, revelar quaisquer informações privadas. Na nossa opinião, ao saberem o que os seus filhos fazem online, os pais conseguiram promover uma melhor relação familiar, encorajando um diálogo mais aberto e prevenindo ameaças mais sérias e perigosas como sexting ou bullying”, afirma Anna Larkina, Especialista em análise de conteúdo web na Kaspersky Lab.
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