O vinho Porto Quinta do Noval Vintage Nacional 2003 é o melhor vinho do mundo. Quem o diz é Luca Gardini, considerado um dos melhores enólogos a nível internacional, que durante 15 anos analisou cerca de 8.000 vinhos para selecionar os 3.000 melhores.
A sua seleção foi agora publicada na“Enciclopedia del vino”, obra editada em Itália onde constam vinhos tão famosos como o Chateau Margaux ou o champanhe Dom Perignon. Mas foi o vinho da Quinta do Noval (Douro) que seduziu Luca Gardini ao ponto de o colocar no primeiro lugar da seleção.
As vinhas que dão origem ao Vintage Nacional são centenárias, pois resistiram à filoxera, um inseto que no final do século XVIII dizimou as vinhas nas encostas do Douro, nunca precisando de sofrer enxertos de vinhas estrangeiras, preservando a 100% a sua identidade.
Segundo o site oficial da casa que produz o vinho, o Vintage Nacional “é vinificado da mesma forma que as restantes uvas da vinha da Quinta do Noval, com pisa a pé em lagar de pedra”, mas o “Vintage Nacional é o que é por causa das uvas e da sua parcela de origem, não por causa de um processo especial de vinificação”.
Dada a sua produção extremamente reduzida – entre 200 e 250 caixas em cada ano de declaração – a garrafa de Vintage Nacional que chega ao mercado é vendida a um preço muito elevado, entre os 500 e os 1000 euros.
A “Enciclopedia del vino”, que o prestigiado enólogo italiano elaborou com os jornalistas Andrea Grignaffini e Marco Pozzali, foi recentemente publicada em Itália e, além da seleção dos melhores vinhos, inclui informação sobre a história do vinho, o processo de fabrico, as castas e dicas sobre provas de vinho.
Clique AQUI para saber mais sobre este vinho no site oficial da Quinta do Noval.
[Notícia sugerida por Bruno Melo]