O vinho português Porto Vintage Dow's 2011, do grupo Symington, foi, esta sexta-feira, eleito o melhor do mundo para o ano de 2014 pela revista norte-americana "Wine Spectator". Do 'top 10' da publicação fazem ainda parte dois outros vinhos do Douro.
O vinho português Porto Vintage Dow's 2011, do grupo Symington, foi, esta sexta-feira, eleito o melhor do mundo para o ano de 2014 pela revista norte-americana “Wine Spectator”. Do 'top 10' da publicação fazem ainda parte dois outros vinhos do Douro, agraciados com o 3.º e 4.º lugares.
“Poderoso, refinado e suculento”. É assim que o melhor vinho do ano, de assinatura portuguesa, é descrito na nota de prova do especialista Kim Marcus, colaborador da “Wine Spectator”. De acordo com o crítico, o Vintage Dow's 2011 é “rico e achocolatado”, com ” um toque de “especiarias asiáticas e tarte de framboesa”.
Segundo a revista norte-americana, o vinho, que somou 99 pontos em 100 possíveis, “é um monumento à qualidade e à modernização do Douro”, representando “verdadeiramente o estilo moderno do vinho do Porto”. Para a “Wine Spectator”, o ano ideal para abrir uma garrafa deste 'vintage' será 2020, embora [o vinho] vá viver muito, muito mais”.
Além de atribuir ao Porto Vintage Dow's 2011 o título de melhor vinho do ano, a publicação colocou, ainda, no 'top 10' dois outros vinhos do Douro: o Chryseia Tinto 2011, também do grupo Symington, conquistou a 3.ª posição, com 97 pontos, e o Quinta de Vale de Meão 2011, da família Olazabal, arrecadou o 4.º lugar, igualmente com 97 pontos em 100 possíveis.
Os vinhos portugueses que figuram no 'top 10' estão acompanhados de produções vinícolas da Austrália, de Itália, de França, dos EUA e do Chile, sendo Portugal o país mais representado, com um total de três vinhos.
Depois da divulgação dos 10 melhores vinhos do ano, a “Wine Spectator” anuncia, esta segunda-feira, no seu site, o 'top 100' completo, que procura “honrar vinhos, regiões e 'vintages' de sucesso de todo o mundo”.
Os critérios tidos em conta para a escolha dos vinhos dizem respeito “à qualidade, ao valor, à disponibilidade e ao entusiasmo” que desencadeiam junto de críticos e consumidores.
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