De 11 a 13 de maio, no Jardim Vasco da Gama, em Belém, junto ao Pavilhão Tailandês, os visitantes poderão assistir a danças tradicionais tailandesas, provar iguarias do país, desfrutar de uma massagem tailandesa, comprar artesanato ou simplesmente recolher informações sobre o destino e sobre vistos.
Em simultâneo, vão decorrer workshops de Muay Thai, o desporto-rei da Tailândia, de Carving, a arte de esculpir frutos e legumes, e ainda de pinturas faciais. É obrigatória a inscrição para participar em todos os workshops, podendo a mesma ocorrer no local do evento pouco antes do inicio dos trabalhos. Para o público infantil, estão planeados jogos tradicionais, folclore e contos tailandeses.
Ao longo dos três dias, haverá debates e conversas informais sobre a prática do Muay Thai, a cultura street food e outras tradições tailandesas como os Festivais Songkran (Ano Novo Tailandês), Loy Kathrong (Luzes) e Phi ta Khon (Espíritos e Fantasmas).
De notar que o Festival integra também o programa de celebrações dos 500 anos da assinatura do Tratado Luso-Siamês de Amizade, Comércio e Navegação.
O Hotel Tivoli, um dos patrocinadores do evento, irá oferecer vários prémios aos concorrentes dos jogos e atividades que decorrem ao longo dos três dias. Entre os prémios, que serão atribuídos durante os Sorteios Lucky Draw (ao final da tarde de sábado e de domingo) destacam-se dois tratamentos de aromaterapia no Tivoli Spa; um brunch para duas pessoas na Cervejaria Liberdade; um jantar para duas pessoas na Cervejaria Liberdade; e uma estadia de uma noite em quarto deluxe com pequeno-almoço incluído.
Paralelamente ao Festival, a prestigiada Companhia de Dança do Bunditpatanasilpa Institute Troupe Thailand (College of Dramatic Arts) proporcionará um espetáculo na noite de sexta-feira, 11 de maio, às 21h30, no auditório do Museu do Oriente. Este espetáculo integra o programa comemorativo do aniversário da Fundação Oriente e do Museu do Oriente.