Quais os principais obstáculos que impedem a maior parte das pessoas de atingirem os seus objectivos?
A desorientação, a confusão entre objectivos e acções, a falta de confiança e o ambiente onde se inserem.
Qual o primeiro passo para ultrapassar esses obstáculos?
Desde logo, a tomada de consciência porque a maior parte das pessoas esconde os seus verdadeiros desejos sob a forma de problemas. Depois, a procura de orientação porque o coach serve de rectaguarda que prepara e apoia dando as ferramentas necessárias para o futuro.
Qual a taxa de sucesso de quem recorre ao coaching?
A taxa de sucesso depende da vontade da pessoa e do coach. O número de sessões são previamente acordadas tendo em conta o propósito com que se iniciou o coaching. No final é feita uma avaliação do que se alcançou e o objectivo inicial foi quase sempre superado.
É possível obter bons resultados lendo um livro (em comparação com o coaching pessoal)?
O livro permite tomar contacto com situações e realidades diferentes pelo que pode ser uma primeira ajuda muito importante. O leitor pode colocar em prática diversas sugestões e em alguns casos consegue resolver um problema sob uma perspectiva que ainda não tinha pensado.
Qual o prazo para começar a detectar as mudanças?
Há mudanças que se fazem no próprio momento quando a pessoa entende que antes de decidir tem de pensar no que quer alcançar. Outras, como as de alteração de hábitos e atitudes são mais difíceis e demoradas até os efeitos serem visíveis, principalmente pelos outros..
O coaching já é muito usado em países como os EUA, em Portugal que aceitação tem tido este método?
Estamos numa fase em que as pessoas começam a conhecer o termo e a entender as suas vantagens. Daí falar-se no life coaching em que se orienta as pessoas a tirar mais partido da sua vida pessoal, na conciliação do tempo familiar com o trabalho, a ultrapassar um conflito ou a melhorar a sua gestão do tempo.
[Na próxima segunda-feira o Boas Notícias tem para oferecer, no passatempo semanal, três exemplares do livro “50 Segredos de Coaching”]