Para aqueles que não resistem a uma boa pizza mas estão constantemente preocupados com as calorias, um nutricionista escocês criou uma versão saudável e equilibrada da iguaria.
Para aqueles que não resistem a uma boa pizza mas estão constantemente preocupados com as calorias, um nutricionista escocês criou uma versão saudável e equilibrada desta iguaria italiana.
Trata-se de uma nova pizza que satisfaz 30% das necessidades diárias de vitaminas e minerais de um adulto e tem apenas um terço da quantidade recomendada de calorias, proteínas e hidratos de carbono.
Mike Lean, da Universidade de Glasgow, criou esta pizza nutritiva em parceria com o empresário Donald Maclean. Depois de estudar as refeições prontas produzidas pelos cinco maiores supermercados da Escócia, os dois aperceberam-se de que estas eram irremediavelmente desequilibradas e procuraram desenvolver uma alternativa saborosa e benéfica para a saúde.
O novo produto tem entre os seus ingredientes o tradicional tomate e o pimento vermelho, que aumenta a vitamina C, e é também rico em magnésio, potássio, ácido fólico e vitamina A. Além disso, para reduzir o nível de sal, os criadores decidiram utilizar na pizza o sódio das algas marinhas, muito usado nos pães artesanais, em vez do sal de cozinha convencional.
“O conteúdo de sódio da alga marinha é cerca de 3,5% contra 40% do sal”, explicou Lean à BBC. Estas algas têm ainda “iodo e vitamina B12”, entre outros nutrientes e, de acordo com o nutricionista, “o sabor é excelente”.
Esta pizza escocesa será vendida apenas congelada, uma vez que os testes realizados pelo nutricionista mostraram que as suas qualidades e benefícios se conservam melhor desta forma. O preço ainda não é conhecido, mas a dupla está a trabalhar para torná-lo acessível.
“As nossas pizzas serão mais caras do que a maioria das pizzas congeladas, mas o preço é equivalente aos das pizzas frescas”, adiantou o empresário Donald Maclean.
Agora, o objetivo dos dois é tentar transformar outros alimentos em refeições saudáveis. Na lista estão, por exemplo, o caril indiano e o tradicional “fish and chips” (peixe com batatas fritas).