“Este aumento permitiu, no ano passado, a realização de, por exemplo, 595 transplantes renais, que ajudaram a diminuir a lista de espera em 7% pelo segundo ano consecutivo”, conforme revela a SPT em comunicado citado pelo Correio da Manhã.
A SPT revelou ainda a intenção de criar um dia Nacional do Transplante a 20 de Julho como forma de simbolizar o dia em que foi feito e Portugal pelo Prof. Linhares Furtado o primeiro transplante em Portugal no ano de 1969.
O professor Linhares Furtado afirmou ao CM sentir-se lisonjeado pela gentileza ” dos seus colegas” por escolherem esse dia para assinalar os Transplantes.
“Foi um grande passo. Foi um transplante renal. Infelizmente, ocorreram complicações e mais tarde o doente voltou a ter de fazer hemodiálise. E só se voltaram a fazer transplantes em 1980 porque houve uma alteração à lei que permitiu a recolha em cadáveres aumentando a oferta para ajudar outros doentes”, recorda o Prof. Linhares.
Quarenta anos volvidos, a SPT assinala assim este dia com uma sessão comemorativa na FIL para incentivar a assinatura da petição. Para a assinar pode aceder a www.spt.pt/peticao/.
[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]