O Governo português assinou, esta sexta-feira, oito novos contratos com empresas portuguesas para prospeção e pesquisa de minerais metálicos em Portugal.
O Governo português assinou, esta sexta-feira, oito novos contratos com empresas portuguesas para prospeção e pesquisa de minerais metálicos em Portugal. Os contratos correspondem a um investimento de 3,786 milhões de euros.
Os protocolos assinados representam um investimento de 3.786 milhões de euros e vão explorar áreas onde materiais como o ouro, prata e chumbo sejam abundantes.
O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, disse à Lusa, que estes acordos se traduzem em “mais um reforço na aposta do setor mineiro e de exploração de novos recursos minerais”.
Santos Pereira salientou que, desde a tomada de posse do Governo, já foram celebrados cerca de 95 contratos na área de minerais metálicos.
“Só nos últimos contratos que assinámos, nos últimos 18 meses, já foram identificadas mais de dois milhões de onças de ouro no território nacional correspondentes a mais de 2,5 milhões de euros em reservas”, concluiu.
Portugal tem um elevado potencial geológico e mineral, sendo o território nacional rico em minerais não metálicos e metálicos que são, na sua maioria, encaminhados para exportação.
.