O novo todo-o-terreno atualmente em desenvolvimento pela NASA deve aterrar no planeta vermelho em 2012. O "Curiosity" pesa 800 quilogramas, a sua dimensão aproxima-se à de um automóvel e vai funcionar como um laboratório de geoquímica orgânica para a
O novo todo-o-terreno atualmente em desenvolvimento pela NASA deve aterrar no planeta vermelho em 2012. O “Curiosity” pesa 800 quilogramas, a sua dimensão aproxima-se à de um automóvel e vai funcionar como um laboratório de geoquímica orgânica para ajudar a descobrir dados mais precisos acerca da formação, estrutura e composição da geologia de Marte.O “Curiosity” vai chegar à superfície de Marte com a ajuda de um módulo com propulsores que suportará o veículo de seis rodas por alguns cabos.
Equipado com um avançado conjunto de instrumentos científicos, o “Curiosity” terá a capacidade de realizar pequenas perfurações no solo e no subsolo, podendo, dessa forma, recolher amostras e realizar análises em vários pontos do planeta.
Com este lançamento, a equipa da NASA espera apurar se existem em Marte compostos de carbono que pudessem ter sido componentes de alguma forma de vida. Simultaneamente, a investigação tem o objetivo de compreender melhor como era Marte no passado.
Desenhado para funcionar durante um ano marciano (equivalente a 687 dias terrestres), o “Curiosity” vai desempenhar as suas funções recorrendo à energia produzida por um gerador termoelétrico de radioisótopos – a eletricidade é gerada a partir da desintegração radioativa.
O lançamento está agendado para o final de 2011, entre novembro e dezembro, sendo que o todo-o-terreno da NASA deve chegar a Marte entre os dias 6 e 20 de agosto.