Em mais um exercício de treino, o primeiro avião não-tripulado fabricado em Portugal foi mais uma vez testado com sucesso, em Viseu, entre os dias 13 a 21 de Setembro, por uma brigada do exército.
O AR4 Light Ray, desenvolvido pela empresa portuguesa Tekever em parceria com o Exército, é totalmente autónomo sendo controlado por uma estação terrestre. O aparelho já foi apresentado no estrangeiro e, em breve, deverá ser comercializado no exterior.
O avião de voo autónomo (UAV, na sigla inglesa), pesa três quilos, tem dois metros entre asas, demora apenas um minuto a ser montado e tem autonomia de duas horas, podendo ser usado em missões civis ou de cariz militar, captando imagens, tanto de dia como de noite, e em tempo real. O AR4 Light Ray também pode ser usado para comunicações aéreas de apoio às missões terrestres.
O exercício conduzido pela Brigada de Intervenção Dragão 12, em Mangualde, teve o propósito de simular um cenário em que a brigada teria de intervir, testando o planeamento, o controlo e a conduta de operações táticas.
Durante o evento, para além do exercício e desfile dos militares deu-se a exposição de equipamento militar, uma exposição de fotografia que mostra o material relacionado com as intervenções da Brigada Dragão 12 pelo mundo e uma torre de multiatividades.
Ao longo da semana em que o exercício foi efetuado, também foram testadas as capacidades operacionais das Forças Armadas e do Exército.
Clique AQUI para aceder à nota no site do Exército português.