por Patrícia Maia
São jovens e acreditam nas marcas e nos produtos de selo nacional. Por isso, Marta Canas, de 37 anos, e Cristina Coutinho, 33, decidiram sair da sua “área de conforto”, a engenharia e o design, respetivamente, e apostar num projeto onde as marcas e as empresas portuguesas são as estrelas principais.
O objetivo do novo site de descontos Lusa Mater, explica Marta Canas ao Boas Notícias, é “divulgar a produção portuguesa através de uma seleção diária dos melhores produtos portugueses, com uma oferta transversal que vai desde os produtos de novos criadores e designers, às marcas e produtos de carácter mais tradicional”.
Tal como os outros sites de descontos, o Lusa Mater também oferece aos consumidores preços especiais – que podem variar entre os 5 e os 50 por cento de descontos – durante um determinado período. Mas ao contrário dos outros sites, o Lusa Mater não oferece serviços, apenas produtos, e estes têm que ser, obrigatoriamente, de marcas nacionais.
Marca Canas explica que através do Lusa Mater as duas amigas pretendem “dar ênfase à divulgação das marcas e venda dos produtos e não aos descontos”. “Ou seja, os descontos são apenas um incentivo para os consumidores descobrirem estes produtos”, explica.
Para isso, a dupla do Lusa Mater anda “pela 'estrada fora' atenta e à procura dos melhores produtos, a descobrir as histórias e pessoas que estão por detrás de cada um deles para negociar os melhores preços para os nossos clientes”.
Embora tenha surgido apenas há cerca de dois meses, já passaram pelo Lusa Mater cerca de 30 marcas, e outras 100 vêm a caminho com novos produtos e descontos.
Além de Portugal, Marta e Cristina apostam também na exportação, recebendo encomendas de toda União Europeia, da Noruega e da Suíça. No início deste ano, as suas amigas vão apostar na divulgação do site no exterior para alargar as vendas a outros países estrangeiros, levando o nome e a qualidade das marcas nacionais mais longe.