O ministro da Administração Interna, Rui Pereira – que inaugurou a Sala de Situação da GNR em Santarém -, diz ao Jornal de Notícias (JN) que o novo sistema, único no país, consegue “otimizar a ação das forças de segurança e da proteção civil”, na resposta a situações de roubo, sinistralidade rodoviária e incêndios.
A implementação do SIGES e da Sala de Situação representa um investimento total de 40 mil euros por parte do Governo Civil de Santarém, que assinou, em setembro, um protocolo com as associações de agricultores da região e com a EDP.
Esta empresa será responsável pela instalação de equipamentos nas propriedades, na maquinaria agrícola e nas instalações elétricas, para detetar qualquer situação de furto e de destruição dos bens, avança o JN.
“Hoje a tecnologia é um meio auxiliar da ação das forças de segurança, e está ao serviço do policiamento de proximidade e da prevenção da criminalidade” disse Rui Pereira, frisando que a tecnologia “não pretende colmatar a falta de elementos mas ajudar na ação policial”.