O mais recente romance de Miguel Sousa Tavares chegou, este mês, às livrarias italianas com a chancela da editora Neri Pozza. "Madrugada Suja" ("Alba Sporca", na tradução em italiano) é o quarto livro do escritor português a ser publicado em Itália.
O mais recente romance de Miguel Sousa Tavares chegou, este mês, às livrarias italianas com a chancela da editora Neri Pozza. “Madrugada Suja” (“Alba Sporca”, na tradução em italiano) é o quarto livro do escritor português a ser publicado em Itália.
A publicação da obra naquele país mereceu o destaque do jornal italiano La Repubblica, que descreveu o romance de Sousa Tavares como “um livro que tem todos os requisitos para repetir o êxito do romance anterior”.
Apresentado aos leitores italianos como um romance sobre o Portugal dos últimos 40 anos, “Madrugada Suja”, traduzido pela também escritora Romana Petri, é caraterizado como sendo “rico em personagens e reviravoltas”.
Romance português mereceu destaque na secção de literatura do jornal italiano La Repubblica.
“Sousa Tavares puxa os mil fios do intricado enredo com a perícia de um mestre de marionetas. E o leitor é apanhado logo na rede, preso pela curiosidade e por um sentido de progressivo encantamento”, acrescenta o La Repubblica na crítica literária feita a “Madrugada Suja”.
De acordo com um comunicado enviado ao Boas Notícias, “Madrugada Suja” foi, em 2013, considerado o romance do ano em Portugal, com mais de 90.000 exemplares vendidos em território nacional.